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segunda-feira, 21 de setembro de 2015

SEGUNDA-FEIRA: DIA MUNDIAL DA DIETA


Quem aí está entrando na dieta da segunda-feira?
Você se encaixa nesse perfil?
Sou nutricionista completamente contra o radicalismo e adoro fazer algo especial no final de semana, como receber amigos, ir a um restaurante legal, fazer uma comida diferente.... ISSO É VIDA! E a vida social inclui sim, uma boa gastronomia, e um delicioso vinho!
Parto do princípio de que é possível comer de tudo, desde que se tenha equilíbrio.
Cortar lactose, glúten, ovos, açúcar???? Não precisa disso!!!
Temos que optar pelo que nos faz bem e isso não é segredo para ninguém...
Aumentar o consumo de frutas, legumes, vegetais, carnes magras e farinhas integrais é um dos pilares de sucesso para uma boa alimentação. Além disso, tomar bastante água, praticar exercícios físicos regulares e não fazer jejum por períodos prolongados também são passos fundamentais para o bom resultado na sua dieta.
O termo é reeducação alimentar e não regime, que lembra algo muito rígido... Ouvimos muito por aí: "Vou entrar no regime do abacaxi, da proteína, da lua ..." Isso definitivamente não dá certo!
As pessoas seguem esse "regime militar" e logo desistem, porque não aguentam: ou ficam com fome ou até emagrecem, mas assim que voltam a comer, pronto: engordam tudo de novo!!!
Então, aos poucos, vamos juntos saborear uma boa comida com harmonia e prazer, porque, sim, dá para unir comida saudável e gostosa.
Abaixo uma receita simples, nutritiva e deliciosa elaborada por mim.
As crianças e maridos também vão gostar, eu garanto!

Salmão com crosta de linhaça com batata doce corada:

Ingredientes:

Para o salmão:

- 1 filé de salmão do tamanho que desejar;
- 1/2 xícara de chá de gergelim preto (de acordo com o tamanho do seu peixe);
- 1/2 xícara de chá de linhaça (de acordo com o tamanho do seu peixe);
- Sal, limão e pimenta a gosto;
- 1 pitada de ervas finas;
- 3 dentes de alho esmagados;
- Azeite para temperar.

Para a batata doce:

- 2 batatas doces cortadas em cubos;
- sal e azeite;
- 2 raminhos de alecrim.

Preparo:

Tempere o peixe com o alho, o limão, o sal,  as ervas e a pimenta.
Deixe na geladeira por pelo menos 40 minutos até que pegue gosto. Enquanto isso descasque a batata doce e cozinhe até ficar al dente. Corte em cubos e reserve.
 Retire o salmão da geladeira e espalhe a mistura de linhaça e gergelim por cima formando uma fina camada, apertando bem para que não se solte.
Coloque um fio de azeite em uma assadeira antiaderente e coloque o peixe e a batata doce já temperada com sal e o alecrim para assar até que doure.



Fica muito gostoso!
Vale lembrar que a qualidade nutricional desse prato é excelente:
- Salmão: é um peixe rico em ômega-3 e ácidos graxos que ajudam a proteger o coração, além de conter fósforo, potássio, vitaminas do complexo B, ferro e magnésio...
- Gergelim preto: rico em cálcio, seu óleo fornece uma gordura boa que abaixa o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom e é ótima fonte de fibras. Ainda possui lecitina que ajuda no combate de AVC e trombose;
- Linhaça dourada: rica em fibras, ômega 3, ômega 6, além de ajudar no equilíbrio de insulina e controle do diabetes tipo 2 e de auxiliar no emagrecimento pois é rica em fibras que aumentam a saciedade;
- Batata doce: é uma ótima fonte de carboidrato: auxilia na formação de colágeno, possui alto índice glicêmico, colabora com o controle de diabetes, é riquíssima em vitamina A e, finalmente, é uma ótima opção para quem pratica exercícios físicos, pois atua como fonte de energia para o trabalho muscular,

Depois de ler todas as vantagens desta receita, corre lá para a cozinha, que ainda dá tempo de preparar e manter dieta saudável depois dos excessos do fim de semana.






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